terça-feira, 16 de agosto de 2016

Humanidade simulada


Humano é aquele que alcançou a condição de genuíno cosmopolita, se importando com o que deve ser levado em consideração, valorizando apenas a integridade da pessoa humana, em sua vida e morte, independentemente de qualquer carga cultural ou ideológica, pois estas, quando presentes, são de cunho extremamente individual e não devem necessariamente influenciar a maneira como nos relacionamos com as pessoas.
A não ser que não nos enxerguemos como que fazendo parte, necessariamente, do mesmo mundo que os outros, e temos os valores cosmopolitas completamente ignorados. Logo, uma pessoa sem essas capacidades empáticas está fadada de, desde o estágio de criança, simular uma humanidade superficial para o trato com as pessoas do mundo comum. O problema desta simulação é que ela se transforma em um exercício, que passa a a ser experienciado cotidianamente, transformando este ser, se podemos assim dizer, em algo que não sabemos necessariamente o que é, principalmente por sua falta de capacidade de admissão de coisas, o que inclui comportamentos e sistema de crenças, tomadas de partido e, principalmente da ideia que se faz de outras pessoas. Podemos então, experienciar uma completa incapacidade de lidar com o mundo e com a vida, o que joga este tipo de humano no campo da di-simulação, ou seja, na capacidade de simular mundos de maneira distinta ao mesmo tempo, oscilando entre o dito e o contradito, o que lhe permite manipular a realidade que lhe é tangente, assim como outras pessoas de maneira peculiar, dada a grande atratividade que este tipo de conduta exerce sobre as pessoas autênticas e humanas. Talvez a característica que mais preocupa a existência deste tipo de capacidade di-simulativa, seja a falta de autorreflexão somada à premissa de que não há ação errada de sua parte, causando um envenenamento através da vontade. E como poderíamos esquecer do jeitinho de deixar a vida leva? Fala-se sempre de tudo, menos do que precisa ser falado. Descarta pessoas quando estas não lhes interessa mais e diz ser contra a superficialidade das relações. Humanos simuladores tem um grande ímpeto de vontade, o que lhe proporciona uma plasticidade, para não dizer escorregadez, invejável, tamanha são as artimanhas praticadas e proferidas para fazer valer suas ações e palavras, mesmo quando estão quase que totalmente incongruentes com o meio onde acontece a jogada. Não podemos esquecer jamais de um último detalhe, e talvez seja este o que justamente denuncia este tipo de ação no mundo; a capacidade de dobrar existências. Como sua existência é não-satisfatória, quando pensamos em todos os artifícios necessários para que este ser esteja mais ou menos bem, em sociedade, verificamos uma espécie de violência da mais vil, quando consegue atribuir a outrem aquilo mesmo que é ou está em si, se eximindo da responsabilidade ético-sensível de suas ações, atribuindo a tudo que não é si mesmo, a responsabilidade, vulgo culpa, por isto ou aquilo ter ou não acontecido.

Enquanto o tempo passa, nós vamos observando.. e enquanto experienciamos esse tipo de pessoa, vamos cuidando para não sermos absorvidos por este tipo de conduta. Para não replicar este comportamento. Porque no fundo não precisamos dele. Infelizmente, simular a humanidade é algo tão inumado que não cabe em si de contraditoriedade. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
;